<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d12726594\x26blogName\x3dEstado+de+Coisas\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://pessoinhaemfuga.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://pessoinhaemfuga.blogspot.com/\x26vt\x3d3771779713332399645', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Previous Posts

Archives

Links

FarmaciaLibros BaratosPagina webForo GratisAnuncios Gratis

visitante(s)
Powered for Blogger
by Blogger templates


CURRENT MOON
moon phases

eXTReMe Tracker

Estado de Coisas

segunda-feira, janeiro 25, 2010
Violência, ioga e eu
A não-violência é um dos princípios básicos da ioga. Confesso que não tenho lido sobre ioga, deveria estudar e entender melhor, mas enfim... posso falar do que aprendi na prática sobre esse princípio, de como fui assimilando a idéia e hoje até consigo, aos poucos, transportar para outros setores de minha vida.

Na prática da ioga, cada postura tem diferentes níveis, do mais básico ao mais avançado. O próprio aluno é quem dá o tom, vai até o limite CONFORTÁVEL do corpo e nunca, em hipótese alguma, se permite sentir dor ou qualquer tipo de incômodo durante a prática. Avançar gradualmente e sempre. Não forçar, mas se esforçar. E usar da meditação - medir a ação o tempo inteiro.

Uma vez, falando sobre a não-violência, a professora questionou o seguinte: quem violenta a si mesmo, ao próprio corpo, o que fará com os outros, com o ambiente, com tudo o mais? "A mesma coisa", respondi eu. Não era essa a resposta. Quem violenta a si mesmo, faz ainda pior com o que está ao redor. Esse é o sentido da não-violência.

Bom, mas tudo isso me serviu para pensar um pouco mais, até onde vai a força, o esforço, onde entra a violência. Nas coisas pequenas, deixar de participar das confraternizações de trabalho que me irritam. Permitir a mim mesma fazer coisas que eu gosto, mesmo que isso implique em pequenos atrasos. Relaxar. E afastar as pessoas que não me fazem bem. Por que sou eu quem permito que elas me façam mal. E assim, quem faz o mal sou eu também.

Ioga é uma daquelas coisas que eu não sei como vivi sem até hoje. Uma lição a cada movimento. E, longe de ter me purificado ou me deixado zen, apenas tem desvelado coisas que eu me recusava a ver. A menos de um palmo do meu nariz.

O que eu tenho aprendido com a prática é a trabalhar um pouco a paciência para acompanhar a evolução gradativa dos movimentos e o principal: não desistir.
Depois de um mês de prática me apavorei e me senti completamente incapaz de continuar. Pensei em abandonar. Fiquei com vergonha. Meu corpo grande e desengonçado muitas e muitas vezes se sentiu completamente incapaz de executar as posturas. Abandonei por duas semanas.Isso refletiu a postura que assumo diante do medo e das dificuldades...
Decidi prosseguir e tentar melhorar isso, pois não se trata apenas da execução de movimentos que às vezes são tãaaaaoooo difíceis... trata-se da postura diante os fatos da vida.  

_____________________

Postar um comentário