<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d12726594\x26blogName\x3dEstado+de+Coisas\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://pessoinhaemfuga.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://pessoinhaemfuga.blogspot.com/\x26vt\x3d3771779713332399645', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Previous Posts

Archives

Links

FarmaciaLibros BaratosPagina webForo GratisAnuncios Gratis

visitante(s)
Powered for Blogger
by Blogger templates


CURRENT MOON
moon phases

eXTReMe Tracker

Estado de Coisas

terça-feira, novembro 07, 2006
Economia de guerra
Uma amiga me perguntou por MSN se eu sou "do tipo ecologista q economiza impressão?"

Respondi que sim, uso a qualidade de impressão 'rascunho' e sempre tenho papel para reaproveitar, quando é possível.

Só aí me toquei que eu economizo não apenas para ser ecologicamente correta, mas que esse hábito ocupa todas as áreas de minha vida. Os verbos reaproveitar, economizar e racionar estão sempre na ordem do dia, para mim.

No supermercado, compro sempre os produtos mais baratos, exceto quando é inevitável recorrer às marcas de qualidade conhecida. E, se for algo de maior valor, faço sempre uma pesquisa quase exaustiva antes de comprar, mesmo que o ganho nem pareça tão expressivo. Evito desperdícios a todo custo. Aliás, pouca coisa me incomoda tanto quanto desperdício, principalmente se for de comida. Não admito sobras nos pratos nem panelas. Como casca de tudo que é possível. Reaproveito o que está à mão. Se o lugar só oferece copo descartável, guardo comigo, para não usar outro. Coisas assim, no limite entre economia e mania.

Mania não, condicionamento. Vinda de uma família com sete filhos 'em escadinha', nunca me foi dado conhecer o supérfluo. Tudo era cuidadosamente calculado, desde as compras de roupas, numa única leva anual, até os biscoitos diários, distribuídos em quantidade idêntica para a prole. Nada menos que o necessário, mas muito menos qualquer tipo de excesso. Para além das manias adquiridas, prezo principalmente pelo pouco apego ao consumismo que derivou desse ambiente de quase escassez, uma espécie de economia de guerra. Nada me enche os olhos, dificilmente tenho rompantes por vitrines.

A satisfação não vem das moedas que junto ao economizar aqui e ali, mas de simplesmente não ser perdulária.

Estranho. Vivi a mesma realidade de restrição de recursos na infância e sou uma louca com um cartão de crédito na mão. :(  

_____________________

Eu faço a mesma coisa com a impressão. Com o resto, não consigo muito - mas te admiro. Acho que é uma forma de fazer a nossa parte pelo meio ambiente.

Caminhante  

_____________________

E eu faço a mesma coisa com os copos descartáveis aqui na minha firma. Dá pra acreditar que só uso um copinho de café por dia? Mesmo para tomar água?

(Se bem que faço isso porque sei o quanto custa uma caixa de copos descartáveis, esse custo sai do meu bolso, né...)

Ô raiva que tenho, ao ver gente usando um novo copo a cada 5 minutos, ou simplesmente jogando no lixo um copo novo só porque a garrafa de café já estava vazia...  

_____________________

Bem entendo, também sou do tipo que imprime rascunho do avesso. Ou fecha a torneira enquanto escova o dentes. Mas tenho uns pobremas (específicos, no caso) quando falamos de vitrines. :) Beijão.  

_____________________

Postar um comentário