Fiquei curiosa, na loja, para ler '
Amor Em Segredo – As Histórias Infiéis Que Aprendi Com Meu Pai, Nelson Rodrigues'. A autora é Sonia Rodrigues, filha do polêmico e cultuado escritor pernambucano Nelson Rodrigues. Eu nunca tinha ouvido falar no livro, mas achei a descrição da capa interessante. Parecia confessional, sensível, feminino. A filha de Nelson Rodrigues é acadêmica, doutora em literatura e blá blá blá.
Na prática, as crônicas me pareceram mais um apanhado de lamúrias. É a infância difícil, o fato de ter sido bastarda, a mãe apaixonada, a avó rigorosa, a irmã mais bonita e as dificuldades com os garotos. Não sei se me incomodou por ser excessivamente autobiográfico ou por não concordar com a linha 'traumas de infância' adotada pela autora.
Sei lá, ela podia escrever aquilo tudo sem invocar a todo instante o nome do pai, em vão. Adoro crônicas, mas não sou divã pros autores que leio e nem me comovo com qualquer história dura. Poderia escrever volumes inteiros de minhas dificuldades remotas, desde a infância modesta até qualquer outro evento mais crítico. Mas pra que, se nem eu mesma me importo?!
_____________________