Sei lá se Brasília é mesmo a Terra Prometida antevista pelo santo italiano Dom Bosco, padroeiro da cidade, em seus famosos sonhos. Segue trecho, retirado
daqui:
Entre os paralelos de 15º e 20º havia uma depressão bastante larga e comprida, partindo de um ponto onde se formava um lago. Então, repetidamente, uma voz assim falou: "quando vierem escavar as minas ocultas, no meio destas montanhas, surgirá aqui a terra prometida, vertendo leite e mel. Será uma riqueza inconcebível..."O certo é que conheço inúmeras histórias de salvação, inclusive a minha própria, de pessoas que foram resgatadas pela Capital.
Gente perdida em sua terra natal ou em terras igualmente estranhas, sem emprego, sem perspectiva de realização, sem caminhos por onde seguir.
Conheci aqui pessoas que se curaram de vícios, da melancolia, do desespero, das dívidas e da falta de sentido. Tudo aqui, debaixo desse céu esplendorosamente azul.
Não que Brasília seja exatamente um éden no Planalto Central, mas é certo que a cidade oferece um valor importante e caro, às vezes esquecido e empoeirado na luta insana: a dignidade.
E foi assim, vertendo leite e mel, força e doçura, a cidade psicopata não apenas me resgatou, mas me seduziu, de forma que onde eu desejo estar hoje é exatamente onde estou: bem aqui.
_____________________